Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Últimas leituras - "A Metamorfose"

por BeatrizCM, em 24.09.15

Que vergonha! Estou cinco livros atrasada nesta rúbrica... cinco! 

A ver se recupero desta desfaçatez de vos deixar tanto tempo à espera da vossa próxima leitura favorita.

 

Entretanto, o regresso à faculdade e a Lisboa convidou a alguns primeiros dias menos atarefados, o que significa que tive tempo de andar a rondar as Fnac. Acontece que me surgiu uma enorme vontade de começar a ler todos os "grandes" do século XIX e XX, que terá iniciado com Eça de Queirós, por isso passou subitamente a apetecer-me ler o raio d'A Metamorfose, que é tão pequenina e apetecível que não havia mesmo desculpas que me valessem para continuar "kafkignorante".

 

Não tenho nenhuma foto personalizada do livro, porque o li por completo na Fnac, sentada ora nos sofás, ora no café - e, na verdade, comecei a ler uma outra edição de uma editora cujo nome não me recordo, apesar de ter acabado a ler esta que vos apresento, da Relógio d'Água (salvo erro). No final, esqueci-me do recuerdo fotográfico.

 

Sem mais demoras, voilà a minha curta crítica ao curto livro de Franz Kafka A Metamorfose, publicado pela primeira vez em 1915 (há precisamente 100 anos!!!). 3 estrelas foi a minha decisão quantitativa final.

A minha opinião sobre este livro não é 100% segura - estou indecisa sobre se gostei de ler A Metaforfose de Kafka ou se, pelo contrário, desgostei.
A verdade é que só não o li de rajada porque não calhou, mas, ainda que a fluidez da escrita e a capacidade de descrição sejam fantásticas e me tenham realmente envolvido no drama de Gregor, não encontrei nenhum significado relevante na história. O facto de ser um conto relativamente pequeno também faz d'A Metamorfose uma história fácil de ler, só que sempre limitada à sua extensão. Obviamente, a falha de compreensão também poderá ser minha.
Uma vez que ainda não consigo perceber se gostei ou não d'A Metamorfose, sinto que tenho de dar mais oportunidades a Kafka e esforçar-me-ei por procurar um sentido para a minha apatia, ou acabar de vez com ela. Terei de ler mais obras do autor.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Em parceria com...

parceria_chiadoeditora


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D