Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


 

Tenho mesmo muita pena que os livros do José Luís Peixoto sejam tão caros. Afinal, ele é, a par do Saramago, o meu escritor português favorito. Por isso, tenho lido a maior parte requisitando-os na biblioteca da faculdade, onde parece que ninguém lhes pega - estão intactos, sem dobras, sem marcas de manuseamento, nada! Este Uma Casa na Escuridão não foi excepção. Ainda cheirava a novo!

 

Em termos de género literário, constituiu uma novidade para mim. É tão negro, tão triste, tão sádico...! A personagem que narra a história está em constante sofrimento, todas as que a rodeiam também. Só se sente desalento e ansiedade, só se sente a prisão em cada palavra. É um livro que queremos terminar depressa, para nos livrarmos de tal teia de acontecimentos que só nos enterram em mais desespero. 

No entanto, não consegui deixar de gostar d'Uma Casa na Escuridão. É um livro muito bom, extremamente bem escrito. Nota-se que o JLP tenta diferenciar todos os contextos dos romances que escreve, que há uma grande entrega pessoal e intelectual a cada um, diferente da que aplicou no que escreveu primeiro. Este é uma espécie de história de terror que, lá está, tinha de vir a existir na obra de um autor como o JLP.

 

 

A minha crítica no Goodreads - 4 em 5 estrelas:

 

O registo deste livro não tem nada que ver com o dos outros livros que já li do JLP. Por um lado, houve partes de que gostei menos, mas "Uma Casa na Escuridão" ser radicalmente diferente de todos os outros romances do JLP veio ainda dar mais razões para ele ser um dos meus escritores favoritos, senão O Favorito.
Esta é uma história muito triste, melancólica e angustiante do início ao fim. Quando parece haver uma réstia de luz e esperança, é apenas ilusão que as palavras do JLP nos trazem. Este livro é como uma prisão de onde não queremos sair e, simultaneamente, de que nos queremos livrar o mais depressa possível. Por isso, fiquei indecisa entre as 3 e 4 estrelas. Finalmente, decidi-me pelas 4, porque é o género de história de que eu não gosto e as 3 estrelas nada teriam que ver com a qualidade da escrita ou do enredo - muito pelo contrário, são bestiais!
Aconselho "UCNE" a todos os leitores que pretendem sair da sua zona de conforto literário e tentar algo novo, um estilo alternativo de leitura. Experimentem!

Autoria e outros dados (tags, etc)


5 comentários

Imagem de perfil

De Gaffe a 11.06.2014 às 17:59

Eu tenho uma opinião diferente acerca de JLP.
Lembro-me sempre do rapaz fotografado em tronco nu a publicitar "Cal". Lobo Antunes pergunta indirectamente se a Editora vende carne...

JLP "mata" tudo quando mexe em qualquer das suas obras!
Imagem de perfil

De BeatrizCM a 11.06.2014 às 22:03

Por acaso não sabia disso! Só agora fui ver... Enfim, cada um tem a sua estratégia. No entanto, gosto muito da escrita dele, independentemente do resto :)
Sem imagem de perfil

De ressacaemocional a 15.06.2014 às 18:18

Peço desculpa, eu sou leitora assídua do teu blog, alias era seguidora do teu blog no meu blog anterior assim como tu no meu e chegámos a partilhar comentários sobre os textos uma da outra. A razão pela qual deixei um comentário no teu blog a fazer "publicidade" ao meu foi porque achei que podia ser do teu agrado o conteúdo do meu blog e porque como é claro gosto, tal como tu certamente, que a nossa "voz" chegue a mais pessoas. De qualquer maneira, peço então desculpa pela "publicidade", não foi com um intuito de te chatear mas sim porque é sempre do meu interesse conhecer novos blogs.
Obrigada
Imagem de perfil

De BeatrizCM a 15.06.2014 às 21:57

Olá! Eu sei que eras minha seguidora, lembro-me do teu blogue. No entanto, não gosto que sejam feitos links "apenas" com o intuito de "publicitar". Tal como qualquer outra pessoa, podes mandar-me os links ou seja o que for por mensagem privada, mas tenta não o fazer em comentário. Eu nem sequer sou ditadora de tendências e raramente coloco links para outros blogues no meu. De qualquer maneira, pessoalmente, costumo ler o que me mandam.

Boas escritas!
Sem imagem de perfil

De ressacaemocional a 15.06.2014 às 22:25

Percebo o que queres dizer, no entanto eu nem sabia da possibilidade de poder mandar o link por mensagem privada, dai não o ter feito. De qualquer das maneiras não vejo o mal de publicitar algo quando esse algo nem sequer tem qualquer fim lucrativo ou comercial. O comentário era dirigido a ti e não pretendia que divulgasses o meu blog no teu mas sim que o lesses. De qualquer das maneiras, obrigada pela atenção.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Em parceria com...

parceria_chiadoeditora


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D