Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


A ler #3

por BeatrizCM, em 02.02.14

 

Já todo o mundo adolescente e não adolescente tinha lido este livro, The Fault in Our Stars (em português, A Culpa é das Estrelas), e eu ainda não. Proporcionou-se a oportunidade depois de adquirir a tablete, pois a única versão a que tinha acesso era em livro digital - e eu detesto ler no computador!

Todos os dias tenho lido um bocado, comecei na quinta-feira, e só estou a demorar mais tempo porque não tenho tido mais disponibilidade. Já vou quase no final e está a ser emocionante. Hoje devo acabá-lo, sem dúvida.

É um daqueles livros que pensamos que vai ser uma coisa e, afinal, é outra. Digo isto porque há muito tempo que não leio nada de lamechas, porque deixei de gostar de histórias lamechas, em geral. Talvez porque a minha vida se tornou imensamente lamechas, a ficção lamechas tem-me desapontado, por eu agora saber que a lamechice é bem melhor na realidade. Porém, de vez em quando, há que conhecer outros tipos de lamechice, outro tipo de enredos foleiros que encerram mensagens preciosas e nos mostram outra perspectiva do mundo, aquela que o autor quer legar-nos. Entendem?

Felizmente, nunca conheci ninguém com cancro e muito menos estive perto de saber o que é ser-se doente oncológico ou ser-se próximo de um. Felizmente, felizmente, FELIZMENTE! Acho que sou inacreditavelmente abençoada por isso. Deve ser uma sensação terrível, estar-se perto de uma "granada" ou ser-se uma. Ter-se uma vida pela frente e, um dia, descobrir-se a violenta efemeridade da existência. Ninguém o deveria desejar a ninguém, nem ao seu mais temível inimigo.

Mas, desenganem-se, este não é um livro sobre cancro. O que ele tem de mais valioso é ser acerca de adolescentes com cancro, mas que aspiram a muito mais do que a ser apenas mais uns adolescentes com cancro. E, acima de tudo, é sobre o amor.

 

Assim, vale a pena lê-lo.

 

 

Ainda não chorei uma única vez, mas tenho ficado algo impressionada nalgumas partes, enquanto outras já me fizeram rir bastante.

 

***

 

ADENDA: lembrei-me de que conheci uma pessoa, já adulta, com cancro, mas não contactei com ela enquanto esteve doente, é verdade.

Autoria e outros dados (tags, etc)


9 comentários

Imagem de perfil

Carolina a 02.02.2014

Eu também ainda não o li e quero MUITO! Mas o raio do livro anda desaparecido das livrarias e está indisponível para encomendas (suponho que estejam a fazer a nova capa, com a imagem do filme) e eu não o consigo ler! Ando aqui revoltada da vida :p
Imagem de perfil

BeatrizCM a 02.02.2014

Eu sei que isto vai contra as leis dos direitos de autor, mas enquanto não tens a versão física...

http://thefaultinourstarspdf.com/
http://myetpoint.blogspot.pt/2013/07/the-fault-in-our-stars-epub-pdf-by-john.html

Boas leituras! :D
Imagem de perfil

ophélia a 02.02.2014

já li este livro e já conheci três pessoas que tiveram cancro, e sinceramente penso que estas situações são bastante complicadas mas que o livro foge (e muito) à realidade, ou então sou só eu que sou uma insensível do caraças que não chora com estas coisas nem se sensibiliza mesmo sendo quando se trata da vida real.
Imagem de perfil

BeatrizCM a 02.02.2014

Acho que todas as pessoas têm uma maneira diferente de lidar com o assunto, talvez seja isso... Não quer dizer que sejas uma pedra!
Imagem de perfil

ophélia a 02.02.2014

que se saiba, ninguém é de pedra.
Imagem de perfil

Sofia Sequeira a 02.02.2014

Eu disse que ias gostar :D Esse livro é awesome.
Mas estou um bocado de pé atrás com o filme que está para sair...
Imagem de perfil

BeatrizCM a 02.02.2014

Eu fico sempre de pé atrás com qualquer filme que seja uma adaptação de um livro!
Sem imagem de perfil

Carolina Helena a 02.02.2014

Fiquei curiosa :)

http://coucoucaroline.blogspot.pt/
Imagem de perfil

Milheiras a 03.02.2014

Deve ser interessante... Nunca li...

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D